quinta-feira, 19 de junho de 2008

Doenças Psíquicas - Complexo de Culpa

Quantas vezes já fizemos coisas que depois nos arrependemos amargamente? Quantas coisas fizemos na pequenez de um sentimento raivoso ou em um momento de desilusão e mágoa que depois nos deixaram com remorso pelas conseqüências?

Todos nós já falhamos algumas vezes e tivemos atitudes reprováveis, porém tudo na vida é ensinamento e como diz o velho ditado “Não adianta chorar pelo leite derramado”, o importante é que não cometamos mais os mesmo erros na instabilidade de um momento, nem tampouco deixemos de valorizar aquilo que consideramos importantes pela falta de observância a detalhes.

Estando ciente de que não adianta ficar remoendo passado porque ele não volta e poucas serão as vezes que temos uma segunda oportunidade em uma mesma situação, devemos avaliar esse complexo de culpa que estamos carregando analisando pontos importantes e compreendendo que:

* Passado não volta;
* Pessoas não mudam porque nós queremos;
* Os erros nos ensinam para o futuro;

Essa linha de raciocínio é muito importante para que erros não sejam cometidos exatamente em virtude do complexo de culpa que carregamos, que nos faz pensar que por um erro do passado merecemos sempre o resultado ruim das coisas.

Vamos as questões que pode nos ajudar nesta auto-cura através de algumas respostas simples, existentes dentro de você.
1) Qual é a causa do seu complexo de culpa? (Por que você se sente culpado? O que você perdeu ou deixou de fazer?)
2) Quais são as pessoas ou situações que despertam seu complexo de culpa? (O que você fez para essa pessoa que não devia ter feito ou vice-versa? Por que se comportou de tal maneira?).
3) O que acha que deveria ter feito na situação que hoje se arrepende? (Que princípios morais, éticos, legais, religiosos você ofendeu? Qual o seu maior remorso?)
4) Hoje você tem chance de se redimir? (Se sim o que o impede de fazê-lo? Está disposto a enfrentar esta pessoa que magoou ou ofendeu? Sabe que ela poderá estar com raiva e decidir lhe ofender também? Quer realmente reatar laços e pedir perdão por suas atitudes ou palavras?).
5) Não tendo chance de se redimir que preço acredita ter que pagar? (Quanto tempo mais quer carregar esse complexo? Que tipo de penitência está se impondo pela culpa? Por quanto tempo vai se impor penitência pelo erro (s) que cometeu?).
6) O que você fez até hoje para se livrar do seu complexo de culpa?(Que tipo de contato ainda tem com estas pessoas ou situações?).
7) Posso me livrar do complexo de culpa diante de pessoas que não tenho ou não posso mais ter contato? (Mesmo fisicamente longe deste alguém ele (a) poderá me ouvir? Posso desabafar e dizer tudo que me vai no íntimo para me livrar desse complexo? Posso pedir perdão mentalmente? Posso chorar e expor minhas emoções ao conversar mentalmente com essa pessoa? Posso dizer e tentar fazer mentalmente o que me abstive em momento oportuno?)
8) Como posso perdoar a mim mesmo? (Quero deixar essa sensação para trás e me sentir bem novamente ou ainda acho que tenho que me punir mais?)

Nesta fase, primeiramente para conseguir melhorar temos que sentir que realmente estamos dispostos a perdoar a nós mesmos, temos que ter ciência que todos nós somos passíveis de erros, não somos perfeitos, mas Deus nós da a chance de evitar os mesmos erros no futuro.
Se somarmos todos esses entendimentos ao exercício mental de libertação para o estado de culpa, estaremos caminhando para a tranquilidade interior, vamos a ele: “Feche os olhos, respire profunda e calmamente, até sentir que seus músculos estão relaxados, reviva a situação que lhe machuca novamente, veja as mesmas pessoas e as mesmas coisas que estavam presentes no momento que você cometeu o erro, visualize tudo novamente até o ponto crucial da situação, depois dessa recordação, comece a imaginar o que acredita que deveria ter feito ou falado, veja a situação pelo ângulo oposto, imagine que a situação saiu diferente da que você tem lembrança e finalize sua mentalização com um resultado feliz, veja as pessoas se perdoando e se abraçando com entusiasmo, carinho e respeito.”
Reescreva sua história mesmo que mentalmente se permitindo consertar o erro, encoraje-se para as atitudes que deve tomar para se redimir com quem ou o que errou e liberte-se mentalmente acreditando que teve uma segunda chance de falar e demonstrar mesmo para quem está distante fisicamente so eu arrependimento com tudo que houve e não esqueça que “O homem fraco não pode perdoar, perdoar é uma qualidade dos homens fortes” (Mahatma Ghandi)

A Mundo Mystiko lhe oferece de segunda a sexta-feira, das 10:00 as 22:00 horas e de sábado das 10:00 as 18:00 horas, aconselhamento esotérico, para ajudar na busca do auto conhecimento e na forma que podemos observar uma mesma situação por um outro prisma, através das cartas do Tarô, Baralho Cigano, Numerologia e demais oráculos e ciências.
Também oferecemos apostilas com temas diversificados para quem deseja o auto conhecimento, como apostilas de Tarô, Baralho Cigano, Numerologia, entre outras. Qualquer interesse visite nosso site ou entre em contato conosco por um dos canais abaixo.

Que a luz da evolução e as bençãos do Astral recaíam sobre todos!
Um beijinho de toda Equipe Mundo Mystiko.

Através de uma nova visão faça você mesmo a sua felicidade!
Central de Atendimento Esotérico: (11) 2081-0384
Skype: mundo.mystiko.01 e mundo.mystiko.02

Nenhum comentário: