quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mandamentos Ciganos


Sempre ressaltamos que os Ciganos como qualquer povo tem os seus rituais, seus encantos, sua fé e portanto, não deixaria de ter suas regras e seus mandamentos para que o grupo possa seguir seus caminhos em total harmonia e respeito, entre si e com o mundo.

Contudo, vale ressaltar que Ciganos mais tradicionais e os mentores Ciganos, não concordam com todos os mandamentos divulgados como sendo os mandamentos reais do povo ciganos.

Os mandamentos ciganos divulgados são:

1º Amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos;
2º Respeitar a Semana Santa;
3º Respeitar todas as Religiões e credos que elevam o nome de Deus – Nosso Pai;
4º Ajudar-se mutuamente;
5º Amar e não desmerecer nenhuma criança;
6º Respeitar os idosos e não desprezar a sua sabedoria;
7º Não mostrar o corpo;
8º Não se prostituir;
9º Manter a fidelidade entre os casais;
10º Não se envergonhar de sua origem;
11º Não deixar de praticar o dom da adivinhação;
12º Não trair seu povo.


Mandamento 1º: É bastante questionado por alguns grupos ciganos, pois os Ciganos de regiões hoje consideradas regiões mulçumanas, não acreditavam em Santos, sejam de que seguimento fossem, mas como o povo cigano de alguma forma sempre foi muito religioso e sempre acreditou em uma força maior que lhe mostravam o caminho, as controversias podem ser superadas e compreendidas no sentido de dizer que o povo cigano, jamais deixou de amar e respeitar os Deuses e a força Suprema que lhes regiam.

Mandamento 2º: Grande parte dos Ciganos e em especial os mentores ciganos não reconhecem esse mandamento, uma vez que a Semana Santa é algo posterior ao surgimento dos povos nomades, antigos andarilhos ciganos e seus grupos familiares, bem como nem todo Cigano compartilha da fé católica coligada a Semana Santa.

Mandamento 3º: Uníssono é o respeito a esse mandamento, e totalmente reconhecido como verdadeiro, haja vista que os Ciganos buscam respeitar todos os credos, pois por serem provenientes de muitos locais onde a fé era cultuada de forma distinta, quando se agrupavam em locais proximos ou suas caravanas se encontravam pelos caminhos, o respeito aos credos é que fez do povo cigano, o único povo que nunca guerreou entre si.

Mandamento 4º: Muito reconhecido entre os Ciganos, pois o povo cigano é colaborador, andam em grupo porque sabem, que todos precisam um do outro e negar ajuda a um irmão cigano, é para o povo cigano, uma total falta de respeito.

Mandamento 5º: Sempre reconhecido, porque além do povo cigano valorizar a família como um dos bens mais preciosos, as crianças representam a continuidade do povo, das tradições e de toda a festa que a vida cigana não quer ver esquecida.

Mandamento 6º: Reconhecido como verdadeiro, para os ciganos a velhice representa conhecimento, sabedoria para lidar com a vida, as pessoas, os problemas, e os ciganos mais velhos, após as mulheres grávidas, são os mais respeitados dentro do grupo.

Mandamento 7º: Esse mandamentos é reconhecido parcialmente, os ciganos como esclarecido em outros posts sobre as vestimentos e a sexualidade cigana, tem a suas regras, vulgaridades e atitudes despudoras não são aceitas em nenhum grupo/acampamento, contudo, a vestimenta cigana por si só, é considerada mais sensual e tanto homens quanto mulheres mostram o corpo com alguns decotes e camisas abertas.

Mandamento 8º: Totalmente aceito entre os ciganos porque estes respeitam a união dos corpos somente se este for com sentimento, amor, carinho, respeito e principalmemte para a ampliação do grupo, através de uma nova família, jamais como forma de ganha pão, uma vez que povo cigano tem outras formas de sustentar a família e ganhar dinheiro.

Mandamento 9º: Integralmente aceito, a confiança é um dos laços mais importantes para o povo cigano, para eles a confiança é uma das maiores demonstrações de respeito e afeto que se pode oferecer a um cigano, ainda mais entre casais e membros da família.

Mandamento 10º: Aceito como verdadeiro, haja vista que ser cigano é respeitar as diferenças e agrupar conhecimentos produtivos, não importando de onde eles venham, um cigano sempre tem algo a oferecer e ensinar, portanto, nunca deve se envergonhar de suas origens ou raízes.

Mandamento 11º: Integralmente aceito, o dom da adivinhação traz para os ciganos os alertas necessários para evitar os caminhos do mal, os perigos e os desafios traiçoeiros, deixar de usar a leitura do Baralho, das mãos ou qualquer outra mancia capaz de precaver seu povo, é pisotear no respeito ao que o Astral anuncia.

Mandamento 12º: mandamento aceito porque como já mencionado a confiança é um dos sentimentos mais respeitados pelos ciganos, quando se trai um grupo, não há perdão, não importa por qual motivo de seu a traição, em razão de tantas perseguições os ciganos se fecharam em um circulo de confiança é aquele que traisse seu povo, colocava muita gente em risco.


Se você tem interesse em aprofundar-se na história e simbologia cigana, através da leitura do Baralho Comum a Mundo Mystiko, lhe oferece uma apostila completa de Cartomancia ou baralho cigano com toda a história desses oráculos, como interpretá-los, por apenas R$ 23,90 permitindo uma total interação com a energia cigana.

A Mundo Mystiko lhe oferece de segunda a sexta-feira, das 10:00 as 22:00 horas e de sábado das 10:00 as 18:00 horas, aconselhamento esotérico, para ajudar na busca do auto conhecimento e na forma que podemos observar uma mesma situação por um outro prisma, permitindo novas visões e pensamentos sobre um mesmo assunto, através das cartas do Tarô, Baralho Cigano, Numerologia e demais oráculos e ciências. Para maiores informações nos contate por um dos canais abaixo ou visite o nosso site.

Um beijinho de toda Equipe Mundo Mystiko.

Através de uma nova visão faça você mesmo a sua felicidade!http://www.mundomystiko.com.br/
Central de Atendimento Esotérico: (11) 2081-0384
Skype: mundo.mystiko.01 e mundo.mystiko.02
Msn: mundo.mystiko.01@hotmail.com e mundo.mystiko.02@hotmail.com

Nenhum comentário: