sexta-feira, 23 de maio de 2008

Doenças Psíquicas - Complexo de Inferioridade

Já perceberam quantas vezes admiramos, elogiamos, amamos e procuramos satisfazer aos outros, mais do que a nós mesmos?

Muitas pessoas têm uma forte tendência de dar ao outro mais valor do que dá a si mesmo, como se o outro fosse o responsável sozinho e exclusivo pela felicidade que vivenciamos, como se o outro fosse tudo e a própria pessoa, nada.

Isso normalmente acontece porque tais pessoas não conseguem visualizar seu próprio valor, normalmente pessoas com complexo de inferioridade trazem consigo uma carência enorme para seu dia-a-dia e não se acham merecedoras de tanta consideração, amor ou alegria como o outro, por isso sua necessidade de auto-afirmação passa a ser enorme e a corroi intensamente, tornando-a uma pessoa insegura e competitiva.

Para uma pessoa que carrega esse complexo, as demais pessoas sempre são mais inteligentes, engraçadas e bonitas que elas, sempre farão mais sucesso e estarão sempre acima, porém nem sempre isso estará definido conscientemente, esse complexo pode estar enraigado em razão de algo de infância e muitas pessoas podem sofrer deste mal e não descobrir por muito tempo.

Esse mal prejudica todo tipo de relacionamento, pois ou a pessoa que sente o complexo de inferioridade se faz de vítima e torna-se uma companhia desagradável ou torna-se competitiva em excesso minando qualquer tipo de contato com as pessoas a sua volta, pois não percebe que estará sempre exigindo do outro mais do que o outro pode ou quer dar e vai sofrer com as reações alheias.

Criticar excessivamente muitas pessoas ou situações sem nenhum motivo aparente é um forte indício de que sua capacidade de se enxergar está distorcida e seu complexo pode estar minando sua energia positiva. Para tentar entender e alcançar a auto-cura do complexo de inferioridade alguns pontos precisam ser compreendidos, vejamos:
1) Que imagem tenho de mim mesmo? (Como você se vê o olhar no espelho? O que não gosta de ver em você?)
2) Você conhece a origem do seu complexo de inferioridade? (Em que se baseia sua auto imagem negativa? Quem deu motivos para que você se desvaloriza-se?)
3) Como sou visto por aqueles que me cercam? (Quais são os adjetivos que costuma ouvir sobre si? Alguém em especial costuma tentar te humilhar ou diminuir? Quais as pessoas que tentam fazer isso? E quais são as pessoas que te fazem bem e elogiam? Com que freqüência você está com estas pessoas?)
4) O que é positivo em você? (Quais são as suas qualidades aos seus próprios olhos? O que você gosta mais em você fisicamente falando? E intelectualmente?)
5) Qual dom seu mais se destaca perante as outras pessoas? O que você faz que acredita que mais merece o respeito das outras pessoas? Consegue listar rapidamente 10 características positivas sobre si mesmo?
6) Como posso melhorar minha imagem perante mim mesmo? (Consigo me aceitar como sou? Busco melhorar em tudo que me prejudica? Entendo que todo ser humano tem suas limitações? Desisti de mim mesmo? Por que muitas vezes acredita que vale menos que os outros?)
7) Por que está sempre se auto valorizando, mas não se sente segura? (Acredita estar disposta a fazer por si mesma o que faz pelos outros? Pode se elogiar sempre e parabenizar-se por tudo de bom que fizer ou conseguir?)
8) Que atitudes terei que tomar para eliminar seu complexo? (Pode mudar seu comportamento ou afastar-se de pessoas que só lhe puxam para baixo? Consegue evitar intimidades desnecessárias com quem não visualiza seus pontos altos?
9) Como alimentar minha autoconfiança continuamente sem parecer complexada ou boba com frases de auto-afirmação e infantilidades?
10) Estou disposta a aceitar desafios para sair da sombra dos outros e descobrir quem eu sou, sem precisar mostrar excessivamente isso aos outros? (Conseguirá sempre elogiar-se e jamais permitir que te humilhem perante as outras pessoas?)
Depois responder todas essas questões individualmente, permita-se realizar o seguinte exercício: “Respire profunda e calmamente, sorrindo, feche os olhos tranquilamente e perceba-se em um lugar agradável onde você desenvolve suas habilidades tranquilamente, veja pessoas a sua volta e ouça-as elogiando você, suas atitudes, seus trabalhos, seu corpo, seu rosto, sua maneira de ser. Agradeça a estas pessoas e dê continuidade ao assunto, ressalte novamente suas características marcantes e positivas, ensine as pessoas a serem ou fazerem o mesmo que você. Sinta-se amado e admirado pelas outras pessoas e principalmente sinta-se se amando e admirando também, abra seus olhos e repita várias vezes "Eu sou um ser humano perfeito, sadio, bonito, inteligente e me aceito como sou, possuo qualidades e defeitos tanto quanto todo mundo. Eu me amo e aceito como eu sou por isso farei pra mim o que faço para os outros. A partir de hoje eu sei quem eu sou e de agora em diante não precisarei provar mais nada cansativamente a ninguém para sentir-me valorizada.”
Repita esse exercício quantas vezes precisar durante 30 dias seguidos, você pode fazer a qualquer dia e qualquer hora, preferencialmente se olhando no espelho quando abrir os olhos e em uma hora que não seja interrompida por ninguém, nem mesmo telefonemas.

Ninguém neste mundo poderá ter mais valor para você, do que si mesma. Lembre-se que o primeiro amor , deve ser o amor próprio!

A Mundo Mystiko ainda lhe oferece de segunda a sexta-feira, das 10:00 as 22:00 horas e de sábado das 10:00 as 18:00 horas, aconselhamento esotérico, para ajudar na busca do auto conhecimento e na forma que podemos observar uma mesma situação por um outro prisma, através das cartas do Tarô, Baralho Cigano, Numerologia e demais oráculos e ciências.
Se você precisar de algum instrumento de auto conhecimento, também oferecemos apostilas com temas diversificados, como apostilas de Tarô, Baralho Cigano, Numerologia, entre outras. Qualquer interesse visite nosso site ou entre em contato conosco por um dos canais abaixo.
Que a luz da evolução e as bençãos do Astral recaíam sobre todos!
Um beijinho de toda Equipe Mundo Mystiko.

Através de uma nova visão faça você mesmo a sua felicidade!
Central de Atendimento Esotérico: (11) 2081-0384
Skype: mundo.mystiko.01 e mundo.mystiko.02

Nenhum comentário: